Usando o Rdesktop

Acessando Windows Terminal Service pelo Linux

Boa Noite galera, mais uma vez estou eu aqui para postar uma pequena dica, Pelo Linux é possível acessar o WTS do Windows através do “rdesktop”

O Rdesktop faz a mesma coisa que o “Remote Desktop Connection” do Windows.

Então vamos lá,


Para instalar o “rdesktop” é muito fácil,

Se você usa distribuições baseadas no Debian você pode instalar através do apt-get,



# apt-get install rdesktop

Distribuições baseadas no Red Hat,


# yum install rdesktop


Se sua distribuição não tiver nenhum gerenciador de pacotes, você pode baixar o source, compilar e instalar,


Entre no site do projeto, www.rdesktop.org , enquanto escrevo a última versão é 1.5.0


O source é pequeno com apenas 211Kb.


http://internap.dl.sourceforge.net/sourceforge/rdesktop/rdesktop-1.5.0.tar.gz


Vá até a pasta que você salvou o source e descompacte.


# tar –xvzf rdesktop-1.5.0.tar.gz

# cd rdesktop-1.5.0

# ./configure

# make

# make install


Para usar o rdektop é muito simples,


Com sua interface gráfica ativa, abra um terminal e digite o seguinte comando,


$ rdesktop –5 –a 16 –g 800x600 192.168.100.1

-5 = versão do RDP

-a = Quantidade de Bits de cor

-g = Resolução da Tela

-f = Tela com Full Screnn


Por default os servidores WTS do Windows usam a porta 3389, mas se sua empresa ou algo parecido usa uma porta personalizada para impedir os espertinhos,


O comando não mudaria muito ficando assim


$ rdesktop –5 –a 16 –g 800x600 192.168.100.1:3390 (exemplo de porta)

:3390 ou qualquer outro número de porta que você utilize.


Agora alguém pode estar na dúvida, existe uma forma de deixar o usuário conectar automaticamente?


A resposta é simples, Siim!


$rdesktop –5 –a 16 –g 800x600 –u usuario –p senha 192.168.100.1:3389


Para facilitar ainda mais, você pode criar um “Lançador na área de trabalho(Atalho)”

com estes comandos e depois é só dar apenas 2 clicks em vez de ficar digitando o comando

manualmente.

Para mais informações sobre o rdesktop é só entrar no terminal e digitar,


$ man rdesktop

ou

$rdesktop --help


Termino aqui minha dica, se alguém tiver dúvida é só deixar um comentário que eu tento responder o mais rápido possível.


Abraços.


By César Macari

3 Comments:

  1. Vander F. Fernandes said...
    Cara, muito boa tua dica, eu estou fazendo uns terminais aqui que estão funcionando blz com o rdesktop.
    Mais um deles tem que ter uma impressora local instalada e ela só pode aparecer pra ele. Até consegui fazer ela aparecer na pasta de impressoras do Windows, mais ela não imprime.
    A impressora é uma Lx-300+
    Sabe me dizer quais drivers tenho que usar no linux e no windows pra ela funcionar????
    Edson said...
    É assim que eu aponto a impressora no terminal.

    rdesktop -a 16 -g 1015x710 -r printer:Stylus-T23 192.168.2.200
    Anônimo said...
    Eu fasso assim e unciona blz.

    rdesktop -a 16 -g 1015x710 -r printer:Stylus-T23 192.168.2.230

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial